TAF

Contato

Rua Clodoaldo Gomes, 300

Distrito Industrial

89219-550, Joinville, SC


+55 (47) 3441 9100


tafplasticos@taf.ind.br


Laboratório de ensaios

    O laboratório de ensaios foi implantado na TAF em 2008, com o objetivo de garantir a conformidade de seus produtos e processos e atender os requisitos determinados pelas concessionárias.
    Buscando atender as diversas necessidades de seus clientes, atualmente o laboratório contempla equipamentos para a realização de mais de 18 ensaios, distribuídos para a linha de produtos elétricos e hidráulicos. Todos estes equipamentos foram desenvolvidos conforme normas específicas disponibilizadas pelos clientes ou por normas homologadas pela ABNT.
    Os principais ensaios que são executados internamente para os produtos da linha elétrica e hidráulica são relacionados na sequencia: 

 


Ensaio de Impacto:


Aplicado nas caixas de medição de  energia  elétrica e saneamento. O equipamento foi desenvolvido pela TAF  com o objetivo de verificar a resistência  contra vandalismo do corpo e da tampa.

O corpo de prova de 1 kg é lançado   sobre o corpo ou tampa à uma altura de  2 metros,  representando um impacto direto de 40 kg.

 

Ensaio de Penetração de Água (IPX3)

Aplicado nas caixas de medição de
energia elétrica. Este ensaio tem o objetivo de retratar a caixa para medidor em situações quando exposta a chuva, verificando a presença de água em seu interior. A caixa para
medidor é posicionada à uma  distância de 50mm em relação ao jato d’água, sendo que a duração do ensaio é de 10 minutos.

Após é retirada a tampa para verificar se existem vestígios de água em seu interior.

 

 

 

Ensaio de Fio Incandescente (Flamabilidade)


Aplicado nas caixas de medição de energia elétrica. Este ensaio tem o objetivo de verificar o isolamento do material. Deve-se retirar um corpo de provada amostra, fixar no equipamento e acionar o controlador de temperatura. Quando a temperatura estabelecida é atingida, o corpo de prova entra em contado com fio incandescente por 30 segundos. Passados estes, a chama (quando existente) deve se extinguir em no máximo 30 segundos para que possa ser validado o ensaio. No caso de gotejamento do material, o mesmo não pode propagar chama sobre o papel de seda posicionado abaixo do fio incandescente.

 

 

Ensaio de Verificação de Aditivo de Proteção U.V.


Aplicado nas caixas de medição de energia elétrica e hidráulica. O policarbonato natural, na forma de grânulos, já deve conter em sua composição o aditivo de proteção ultravioleta (U.V.). A principal função deste aditivo é retardar o envelhecimento precoce da tampa, quando a mesma exposta a agentes intempéries (no caso a luz solar), além de reduzir a temperatura interna da caixa. O procedimento de avaliação é bem simples, posicionando a tampa ou corpo natural dentro da cabine de luz, refletindo sombra no funda da cabine evidencia-se a presença do aditivo U.V.

 

 

 

Ensaio de Torque


Aplicado nas caixas de medição de energia elétrica e hidráulica. Este ensaio tem como objetivo evidenciar rupturas, trincas e deformações dos insertos metálicos quando submetidos a forças excessivas à sua instalação.

 

 

Ensaios Dimensionais


Aplicado nas caixas de medição de energia elétrica e hidráulica. A TAF dispõe de vários instrumentos de medição com o objetivo de garantir as conformidades das cotas e tolerâncias estabelecidas pelos clientes

 

 


Ensaio de Tração/Deflexão


Aplicado nas caixas de medição de energia elétrica e hidráulica. A finalidade destes ensaios é garantir a integridade do conjunto ensaiado quando submetido a situações extremas em relação a sua aplicação, como por exemplo, tentativas de fraudes por meio do arrancamento da tampa.

 

 

Ensaio de Resistência de Cargas à Temperatura Elevada


Aplicado nas caixas de medição hidráulica. Para realizar este ensaio, a caixa é acomodada dentro da estufa com temperatura de 50oC simulando a posição de uso, aplicando por 05 minutos em cada uma das faces laterais o peso de 50kg ou de 130 kg, de acordo com a especificação. Ao final se faz a verificação da medição inicial para detectar uma possível variação de flexão.

 

 

 

Ensaio de Dispersão de Pigmentos


Aplicado nas caixas de medição elétrica e hidráulica. Análise laboratorial com o objetivo de retratar a homogeneidade da matéria-prima utilizada no processo de fabricação dos corpos e tampas das caixas de medição elétrica e hidráulica.

 

 

 

Ensaio de pressão na luva de latão

 

As caixas de hidrômetro possuem no corpo uma luva de latão sobre injetada, como objetivo interligar a ligação da concessionária de saneamento a ligação do cliente. A luva é submetida a uma pressão de 10bar aplicada durante 24 horas, e na sequência é realizada a verificação visual para se detectar possíveis anomalias.

 

 

 

Ensaio Funcional do Sistema AMD

 

O objetivo deste ensaio é complementar a inspeção do produto durante a injeção e montagem, simulando o desarme do disjuntor no caso de um curto circuito, evidenciando a conformidade do sistema AMD.